A loja mais completa de Matias Barbosa.
Atendimento: (32) 3273-1893

Certificado Digital

O que é certificado digital?

O certificado digital é um arquivo eletrônico que atua como uma assinatura digital, com validade jurídica e que tem como objetivo garantir proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

Além disso, o certificado digital é um facilitador na vida das pessoas. Como? Evitando que você perca tempo fazendo as coisas presencialmente, além da praticidade e da segurança.

Quais são os benefícios do certificado digital?

Praticidade: Aqueles que possuem o certificado digital conseguem imprimir o Imposto de Renda, por exemplo, para ajustes e inclusões de dados na internet. Além disso poderá acompanhar tudo em tempo real.  Eles também podem ser utilizados para acessar a base de dados de contribuintes junto à Receita Federal. Com isso, sem a necessidade de sair de casa.

Segurança: No envio e na troca de informações através de meios eletrônicos. A adoção da chamada criptografia assimétrica. Além disso, você está amparado pela lei e não correrá o risco de fraudes e qualquer alteração no arquivo.

Redução de Despesas: O certificado digital não é impresso e evita de gastar com reconhecimento de firma ou investir em procedimentos de faturamento e logística da nota fiscal eletrônica.

Atualização em Sistemas: Além de ser seguro, o certificado também permite a alteração rápida de informações, evitando longos processos burocráticos.

Diminuição da Burocracia: Vários tipos de serviço podem ser realizados pela internet se você tiver o certificado digital. Você poderá liberar pelo computador a chave de conectividade do FGTS na Caixa Econômica Federal.

Tipos de certificados digitais

Os certificados digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ que, como indicam em seus nomes, funciona tal qual uma versão eletrônica do seu CPF e CNPJ.

Existe ainda o certificado social, necessário para acessar o Conectividade Social. Há, ainda, certificados que garantem a segurança da empresa e do consumidor em transações de comércio eletrônico.

Certificado A1 e A3

A principal diferença entre os certificados A1 e A3 é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token ou cartão).

A1: É o arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano.
A3: Disponível em token ou cartão, pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos.

Como eu posso obter?

Para obter um certificado digital é muito simples. Basta escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona quase como um “cartório” digital. E é claro que você vai escolher a Web Certificados!

Vale ressaltar que cada certificado digital consegue se relacionar à cada obrigatoriedade da Receita Federal e outros serviços. Por isso, confira antes sempre com a sua contabilidade para saber qual certificado ideal para você.

Fiz um certificado! Posso usar como?

  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas:
  • Consulta e Download de NFes e XMLs emitidos para sua empresa
  • Outras Operações nos Portais das Secretarias e mais

Vale lembrar que a certificação digital protege às transações eletrônicas e outros serviços via internet. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a autenticidade das partes envolvidas. Por isso é importante conhecer e escolher uma boa empresa para tirar o seu certificado.

 

Deixe uma Resposta.