fbpx

Renovação de certificado digital: descubra a importância de realizar esse procedimento!



Se você possui um certificado digital, certamente, deve saber das inúmeras vantagens que ele proporciona. Além de agilizar e otimizar os processos do dia a dia, ele garante a integridade e a segurança das informações no ambiente online. Porém, é preciso ficar atento quanto ao prazo de validade, pois caso ele esteja vencido, ele perde todo o seu valor e diversos problemas podem surgir. No artigo de hoje, você vai descobrir a importância de renovar o seu certificado digital dentro do prazo!

Quais os riscos de ter um certificado digital vencido?
Se você quer evitar transtornos dentro da sua empresa e, também, multas, é preciso ficar atento à data de expiração do seu certificado digital. Saiba quais são os riscos de ter esse documento vencido:

  • Impossibilidade de realizar transações bancárias online.
  • Atraso no envio de declarações, como Imposto de Renda e SPED fiscal e contábil.
  • Demora no envio e na assinatura de documentos.
  • Impossibilidade de emitir notas fiscais.
  • Perda de faturamento.
  • Problemas trabalhistas e multas.

Como realizar a renovação?
A renovação do certificado digital pode ser realizada das seguintes formas:

  1. Presencial: a renovação presencial pode ser realizada em qualquer um dos nossos postos de atendimento espalhados pelo Brasil. Clique aqui para encontrar um próximo a você!
  2. À distância: neste caso, você não precisa sair de casa e o procedimento pode ser realizado de duas maneiras:

Renovação on-line: todo o processo é feito no site pelo próprio solicitante. É preciso seguir o passo a passo disponibilizado para que a renovação seja concluída. Porém, cabe ressaltar que essa opção só está disponível para certificado digital do tipo A3.

Renovação por videoconferência: neste caso, é preciso efetuar o agendamento pelo site e escolher o dia e o horário para que a renovação possa ocorrer. Essa opção pode ser feita para certificado do tipo A1.

Quais documentos são necessários?
A documentação pode variar conforme o tipo de cada empresa. Por isso, você deve verificar com antecedência com o seu contador ou chamar a gente pelo chat para tirar suas dúvidas.

É possível renovar certificado digital vencido ou revogado?
Não. Se você perder o prazo e o seu certificado expirar ou, ainda, se ele for revogado (cancelado) por algum motivo, você não poderá renová-lo. Então será necessário emitir um novo certificado.

Posso mudar o tipo de certificado digital durante a renovação?
Não. Para modificar o formato do seu certificado digital, você deverá adquirir um outro modelo.

Posso ter mais de 1 certificado digital?
Sim. Quantos desejar.

Dicas para não perder o prazo!
O processo de renovação em si, é simples e rápido, no entanto você precisa ficar atento a data de vencimento do seu certificado digital para não deixar para última hora. Confira algumas dicas que preparamos para você:

  • Tenha toda a documentação atualizada: seja pessoa física ou jurídica, é importante ter toda a documentação em dia para evitar problemas.
  • Fique atento a sua caixa de e-mail: aqui na Webcertificados, por exemplo, sempre enviamos e-mails para os nossos clientes alertando sobre a data de vencimento.
  • Coloque na agenda: insira um lembrete no seu celular ou computador alguns dias antes do vencimento para conseguir organizar tudo dentro do prazo.
  • Entre em contato com a sua autoridade certificadora: no mais, caso você não se lembrar da data, entre em contato com a empresa que emitiu o seu certificado para conferir o dia do vencimento.

A Webcertificados atua na área de certificação digital desde 2010. Com diversos postos de atendimento espalhados pelo país está sempre em busca das melhores soluções tecnológicas para atender as necessidades de todos os clientes.

Quer renovar seu certificado digital ou possui dúvidas sobre esse tema? Entre em contato conosco pelos números: (32) 3217-5259 ou (21) 4106-3099.

.



Source link

Comentários no Facebook