fbpx

Rosto de homem da Idade das Pedras é recriado por cientistas


A tecnologia que existe hoje em dia permite criar imagens com as quais não fomos familiarizados, sejam objetos, pessoas ou, até, planetas. Coisas do futuro ou do passado podem se “tornar realidade” por meio de produções virtuais. A partir de uma feita com o crânio de um homem da Idade da Pedra, pesquisadores conseguiram recriar o rosto que um dia preenchia o osso.

O rosto recriado de um homem da Idade das Pedras. (Fonte: Oscar Nilsson)O rosto recriado de um homem da Idade das Pedras. (Fonte: Oscar Nilsson)Fonte:  Oscar Nilsson 

O crânio encontrado

Arqueologistas da Suécia encontraram, em 2012, um cemitério de pessoas que teriam vivido a mais de 8 mil anos atrás. Tinham ali 11 crânios, 10 adultos e uma criança, submersos em água e, pelas pesquisas, foram datados na época da Idade das Pedras. Curiosamente, apenas dois deles tinham mandíbulas e outros dois estavam enfiados em lanças.

Ao redor dos ossos humanos, os arqueólogos encontrara mais alguns ossos de animais, como veados, ursos, javalis e alces. Então, a partir destes crânios decidiram transformar um desses ossos no rosto completo de um homem da Idade das Pedras.

O crânio que foi encontrado na Suécia e serviu como base para a criação. (Fonte: Oscar Nilsson/Reprodução)O crânio que foi encontrado na Suécia e serviu como base para a criação. (Fonte: Oscar Nilsson/Reprodução)Fonte:  Oscar Nilsson 

Um artista transformou em realidade

Para transformar um osso em uma pessoa, o artista forense Oscar Nilsson teve que fazer a sua magia. Ele decidiu fazer uma tomografia computatorizada do crânio para poder escaneá-lo e, ao mesmo tempo, fazer o seu trabalho sem danificar o achado. Então, começou a produzir sua arte do busto de um homem da Idade das Pedras de forma virtual.

Segundo o próprio Nilsson, em entrevista à Live Science, a primeira coisa a solucionar para recriar o rosto foi como seria a mandíbula do crânio. A partir disso, o artista foi adicionando a cada momento mais camadas por cima e desenvolvendo o rosto, como pode ser visto no GIF abaixo.

Todos os passos para a formação do busto do homem da Idade das Pedras. (Fonte: Oscar Nilsson/Live Science)Todos os passos para a formação do busto do homem da Idade das Pedras. (Fonte: Oscar Nilsson/Live Science)Fonte:  Oscar Nilsson/Live Science 

O resultado final do trabalho foi inspirado nos detalhes encontrados no local onde o crânio foi achado e, também, a partir da cultura que se acredita ser da época. Dessa forma, o homem de uma cicatriz na cabeça, pinturas de giz branco no peito, roupa de javali e o cabelo preso em um rabo de cavalo.

Cientistas recriam rosto de homem da Idade das Pedras via Mega Curioso



Source link

Comentários no Facebook

× Consulte-nos!