Assim que Resident Evil Village foi anunciado, muita gente notou que ele traria alguns fatores bem diferentes para a franquia de horror da Capcom, só que a cada trailer ou demo disponibilizada, também era possível perceber que ele tinha certas similaridades com o nosso velho conhecido Resident Evil 4. Com o game devidamente lançado e zerado por muitos de seus fãs, essa suspeita inicial se confirmou e deu para perceber que havia sim uma grande inspiração na antiga aventura de Leon S. Kennedy.
Só que isso nem é um segredo, já que o diretor do game, Morimasa Sato, revelou em entrevista à IGN americana que enquanto Resident Evil 7 tem realmente boa parte de seu DNA herdado do primeiro game da franquia, Resident Evil Village conta com muitos dos elementos e da essência de Resident Evil 4. Já sabemos que o resultado ficou fantástico, mas que tal dar uma olhada nas dez principais semelhanças que encontramos nos dois jogos?
Algumas são óbvias e outras podem passar despercebidas por quem não joga o quarto game da franquia há algum tempo. Só tenha cuidado, já que abaixo temos algo muito mais assustador que o Regenerator: grandes spoilers sobre os inimigos, chefes e a trama de Resident Evil Village!
1. Vendedor
A primeira semelhança que notamos quando começamos a jogar Resident Evil Village é o vendedor, um NPC que só tinha feito sua aparição em Resident Evil 4 e que, é claro, roubou nossos corações com suas falas inesquecíveis. Infelizmente, é claro que não vemos exatamente o mesmo personagem retornando no novo game, mas sim um mercante conhecido apenas como Duque.
Assim como o original, o Duque estará sempre perto de um local seguro para comprar itens valiosos que você possa ter, assim como vender suprimentos bem especiais e que podem facilitar a difícil vida de Ethan Winters. Ah, e vale dizer que ele até faz uma referência ao misterioso vendedor que auxiliava Leon, mencionando uma frase que ele diz ser de um de seus velhos amigos: “What are you buying?”.
2. Aprimoramento de armas
Com o vendedor à sua disposição, temos a oportunidade de realizar o aprimoramento das nossas armas novamente. Você pode melhorar o poder de fogo, o recuo, a velocidade de carregamento e a quantidade de munição por cartucho. Também dá para comprar e equipar peças que melhoram significativamente o desempenho de cada arma, sendo que ao chegar no nível máximo de cada uma, você recebe um bônus bem legal para quando quiser iniciar a aventura do zero.
As melhorias nas armas são iguais nos dois gamesFonte: Resident Evil 4/Reprodução
Fora isso, você também encontra várias outras armas pelo caminho e pode ir aprimorando tudo até o dinheiro acabar. Felizmente, o dinheiro está longe de ser algo escasso em Resident Evil Village, como veremos no tópico seguinte.
3. Tesouros
Agora não é mais só o Leon que pode se vangloriar de ter ficado rico pegando sacos de dinheiro na Europa, afinal, Ethan Winters pode encontrar a moeda local conhecida como Lei em quase todos cantos de Resident Evil Village, incluindo caixas ou barris de madeira (sim, eles também estão de volta) que você pode quebrar com a sua confiável faca.
Fora isso, assim como antes, os inimigos podem deixar materiais quando morrem, incluindo dinheiro ou itens valiosos que podem ser vendidos. Falando nisso, o mapa do título está repleto de tesouros, sendo que alguns deles podem ser combinados com mais peças para que você possa vendê-los por uma quantia ainda maior.
Você precisará explorar o mapa todo para encontrar os tesouros combináveisFonte: Resident Evil Village/Reprodução
Como em Resident Evil 4, você precisa solucionar alguns puzzles ou explorar bem cada local do mapa para encontrar esses preciosos tesouros. Também há pedras preciosas escondidas no teto ou em objetos no cenário, algo super comum no game antigo. Isso acaba dando um bom motivo para visitar cada canto do mapa e te dá uma folga se não quiser ficar matando monstros sem parar.
4. Medidas de emergência
Um dos maiores terrores que enfrentamos na primeira vez que jogamos Resident Evil 4 é perceber que os inimigos são rápidos, nos golpeiam com armas brancas e são capazes de ter perseguir e planejar ataques em grupo. É claro que meras armas ou granadas só nos ajudam até certo ponto, então era um alívio perceber que era possível usar móveis para formar barricadas nas casas da vila ou barris explosivos como medidas de emergência. Assim, você podia se defender ou matar vários Ganados de uma só vez com um único tiro.
Há muitas partes em que você fica cercado de inimigos, mas as barricadas ajudam bastanteFonte: Resident Evil Village/Reprodução
Com a agressividade e agilidade dos Licanos em Village, era de se imaginar que também seria difícil de lidar com todos em certas situações, o que se provou realidade em várias partes de maior ação do game. Felizmente, tantos as barricadas como os barris explosivos estão de volta neste jogo, então dá para voltar a repensar seus ataques nas horas que for cercado pelos lobisomens ou mortos-vivos.
5. Locais
Para começar, vale dizer que os dois jogos se passam na Europa, mas esse detalhe não seria o suficiente para dizer que é grande similaridade entre eles. O que realmente nos faz ter aquela sensação de déjà vu é que passamos por várias localidades muito parecidas, o que inclui uma pequena vila europeia, um castelo antigo, um grande lago com um monstro, cavernas, locais para criação de monstros em massa, etc.
Não dá para negar que certas localidades são bem parecidasFonte: Resident Evil/Reprodução
É claro que a sensação de familiaridade é muito mais forte em todos os momentos que você está na vila principal ou mesmo no castelo que visita em seguida, já que são os locais que mais nos fazem lembrar dos tempos que estávamos tentando salvar a Ashley com Leon.
6. A máquina de escrever
O sistema de salvamento de jogo tem uma história bem interessante na franquia da Capcom, já que nos primeiros games tínhamos que lidar com um sistema que nos limitava a salvar o progresso em locais específicos e que necessitava de um item finito. Basicamente, você tinha que encontrar uma máquina de escrever e ter tinta (o Ink Ribbon) para salvar o game.
Isso mudou um pouco em Resident Evil 4, já que só era necessário encontrar uma máquina de escrever e você podia salvar o progresso à vontade e sem a necessidade de ter um Ink Ribbon em mãos. Nos games seguintes, até a máquina de escrever foi descartada e os jogos contavam com salvamento automático.
A máquina de escrever está de volta e o Ink Ribbon ficou de fora novamenteFonte: Resident Evil Village/Steam
Em Resident Evil 7, vimos o retorno do salvamento em lugares fixos, mas com um gravador de fitas cassete desta vez. Já a sua sequência decidiu voltar ao esquema de Resident Evil 4 e trouxe a máquina de escrever, mas novamente sem precisar de tinta para salvar o progresso.
7. Comida
Outro fator que retorna em Village é a comida que Ethan pode pegar não só de peixes e galinhas, mas também de carneiros e porcos, por exemplo. Só que diferente da experiência com Leon, essa comida não serve para simplesmente recuperar seu HP em horas de grande necessidade.
Desta vez, você pode juntar diferentes tipos de carne e ir até o Duque para que ele prepare refeições variadas que te fornecem alguns bônus interessantes. Você poderá aumentar sua vida máxima, como Resident Evil 4, aumentar a velocidade de Ethan ou mesmo diminuir o dano tomado ao se defender.
Agora dá para pegar peixes de novo, mas o uso deles é muito melhorFonte: Resident Evil 4/Reprodução
Esse é um um sistema que dá para dizer que melhorou bastante de 2005 para cá e que realmente te incentiva a ir atrás dessas carnes.
8. Inimigos
Com pouco tempo de jogo, já dá para perceber que Resident Evil Village conta com inimigos bem diversos, só que também não dá para deixar de notar algumas similaridades com aqueles que enfrentamos na pele de Leon em 2005. Na vila inicial dos dois games, encontramos moradores infectados extremamente hostis e que agem de maneira parecida, por exemplo.
Os ganados foram os primeiros inimigos mais espertos que tivemos que combater em Resident EvilFonte: Resident Evil 4/Reprodução
É claro que a aparência é completamente diferente, já que os Ganados de Resident Evil 4 pareciam pessoas normais, enquanto os Licanos de Resident Evil Village são basicamente lobisomens, mas o comportamento ainda é similar. Ambos podem desviar dos seus tiros quando você ainda estiver mirando, carregam armas brancas e podem até atirá-las em você se não estiverem perto o suficiente para dar um golpe normal.
Os Lycans não só podem desviar dos ataques, como atacam rapidamenteFonte: Resident Evil Village/Reprodução
Já mais para frente também conhecemos um monstro chamado Soldat que nos lembrou um pouco do aterrorizante Regenerator. Nos dois casos, temos monstros que eram humanos originalmente, mas tiveram seus corpos mutados de forma extrema devido à quantidade de parasitas injetada neles. Os dois inimigos só podem ser mortos quando acertamos seu ponto fraco, que é mostrado em vermelho a olho nu em Resident Evil Village ou com a ajuda de uma mira infravermelha em Resident Evil 4.
Fora isso, a primeira aparição dos dois é bem similar, já que eles estão desacordados e só se levantam depois que você pega um item por perto. A segunda aparição deles também é semelhante, tendo em vista que os dois monstros estão empilhados no teto e são soltos só quando você pega outro item.
Apesar do visual diferente, as mecânicas e aparições são similaresFonte: Resident Evil/Reprodução
Mais à frente, ambos inimigos aparecem com mais frequência e apresentam algumas modificações poderosas que podem te dar mais trabalho. No geral, a grande diferença entre eles, além da aparência, é que enquanto o Regenerator tem vários pontos fracos que precisam ser destruídos, o Soldat tem apenas um ponto que precisa ser atingido diversas vezes até sua iminente morte.
9. Trama
Para quem não lembra direito, Resident Evil 4 nos mostra Leon viajando para a Espanha para salvar a filha do presidente dos Estados Unidos, Ashley, que tinha sido sequestrada recentemente. Chegando lá, nosso herói se depara com uma vila cheia de pessoas hostis e que parecem venerar um estranho homem conhecido como Lord Saddler. Ao longo do game, descobrimos que Saddler utilizou um antigo parasita conhecido como “Las Plagas” para infectar os habitantes da vila e alguns aliados para deixá-los mais poderosos.
Nos dois jogos, até vemos quadros de Saddler e Miranda nas casas dos moradores da vilaFonte: Resident Evil Village/Reprodução
Já em Resident Evil Village, vemos Ethan Winters em um país europeu tentando salvar sua filha Rose depois que ela foi raptada de sua casa. Ele se depara com uma vila cheia de monstros hostis e alguns moradores amigáveis que veneram uma mulher misteriosa conhecida como Mãe Miranda. Não demora muito para desvendarmos que Miranda infectou vários habitantes da vila e alguns de seus grandes aliados com um parasita conhecido como Cadou, que nada mais é do que uma versão modificada do mofo que vimos em Resident Evil 7.
Deu para perceber uma semelhança na trama dos dois, não é? Obviamente, os detalhes das histórias seguem caminhos bem diferentes, mas o tema é muito similar.
10. Inventário no formato de maleta
Claro: não podia faltar uma das mais claras referências a Resident Evil 4 na campanha inteira. A série de terror da Capcom sempre foi conhecida por seu sistema de inventário estratégico para solucionar puzzles e carregar suprimentos limitados, mas no quarto game ele foi reinventado com o estilo de maleta, que gira entorno de, literalmente, administrar cada espaço livre do compartimento.
Leon pode ter inaugurado o sitema, mas Ethan Winters aproveitou a mecânica de armazenamento em Resident Evil: Village. Portanto, pode se preparar para rotacionar e encaixar diversos itens da forma mais organizada possível em um estilo Tetris bem satisfatório.
11. Modo Mercenaries
Os fãs da franquia conhecem de longa data o modo Mercenaries, que deu as caras inicialmente em Resident Evil 3, de 1999. Contudo, quem jogou extensivamente Resident Evil 4 sabe o quão divertido a modalidade bônus pode ser, algo que, inclusive, moldou o formato no futuro da franquia, gerando um game exclusivo no estilo arcade no Nintendo 3DS.
Como não podia faltar em um tão amplamente inspirado no quarto título, Resident Evil: Village também traz novamente o clássico Mercenaries de volta, que estava sumido há quase dez anos (a última edição foi como modo bônus de Resident Evil 6, em 2012). Com algumas mudanças na fórmula, a novidade agradou aos fãs e crítica e pode se tornar a base de futuras adições da série.
12. Chefes
Para finalizar, não tinha como deixar de mencionar os chefes com os quais você luta nos dois jogos. Como mencionamos na trama, temos um chefão final que arquiteta tudo e seus grandes aliados nos dois casos. Saddler conta com Ramon Salazar, Bitores Mendez, Del Lago e Jack Krauser como alguns dos principais ajudantes contra Leon. Já a Mãe Miranda tem o que chama de filhos como aliados, que são a Lady Dimitrescu, Donna Beneviento, Salvatore Moreau e Karl Heisenberg.
Ainda não entendemos o motivo de Bitores Mendez não ter recebido o mesmo amor dos fãs que a Lady Dimitrescu teveFonte: Resident Evil 4/Reprodução
Em aparência, não dá para deixar de notar que nos dois casos temos uma pessoa muito mais alta que o normal que se transforma em um bicho enorme, um mais baixinho e de personalidade caricata, outro que aparenta um peixe gigante e um que parece ser um humano comum com algumas modificações mecânicas. Fora isso, também há um entre eles que não é realmente tão fiel à Miranda e Saddler.
Os aliados de Miranda seguem um padrão parecido com os de SaddlerFonte: Resident Evil Village/Reprodução
Só não dá para dizer que o combate com esses chefes são muito parecidos com os que Leon enfrentou há alguns anos. Mesmo o caso mais similar, que é o monstro conhecido como Del Lago e a versão transformada de Salvatore Moreau, não chega a ter uma mecânica de luta parecida.
Bônus: o que faltou para o jogo ficar perfeito?
Nem precisamos falar o que faltou para Resident Evil Village ficar realmente tão perfeito quanto o Resident Evil 4, não é? Obviamente, o nosso amado Leon S. Kennedy como protagonista ou pelo menos no lugar de Chris Redfield. Piadas à parte com os fãs do Chris, ficamos felizes em afirmar que o novo game não teve nada equivalente com os gritos de socorro da Ashley.
Você também tem um personagem favorito da franquia de zumbis?Fonte: Resident Evil/Reprodução
E você, notou outras grandes semelhanças entre os dois capítulos da saga de Resident Evil que não listamos aqui? Comente abaixo!
Source link