Quase três meses após anunciar o seu serviço de streaming de jogos, o Google resolveu revelar mais alguns detalhes do Stadia. O primeiro e talvez mais importante deles seja a data de lançamento, que está marcada para novembro de 2019 e acontecendo em 14 países. Como era de se esperar, infelizmente o Brasil não está nesta primeira leva e por enquanto não temos nem previsão de sermos atendidos.
Algo muito importante em relação ao lançamento do Stadia é que na data citada acima ele só estará disponível para quem adquirir a Founder’s Edition. Custando US$ 129,99 e com a sua pré-venda já tendo iniciado, ela nos garantirá um controle na cor azul escuro (como na foto), um Chromecast Ultra, três meses de acesso ao plano Stadia Pro e um passe de também três meses para darmos a um amigo. Com ela ainda ganharemos uma cópia do Destiny 2 com todos os DLCs já criados para o jogo.
Já em relação o Stadia Pro, trata-se de uma assinatura que custará US$ 9,99 por mês e que com ela teremos acesso a jogos em 4K, a 60 FPS e com suporte a HDR e som 5.1 surround. Além disso, o plano nos garantirá descontos ao comprarmos os títulos que serão vendidos na loja e acesso a alguns games gratuitos, possivelmente da mesma maneira que vemos na PlayStation Plus ou na Xbox Live Gold.
Porém, a partir do início de 2020 o Google nos permitirá criar contas gratuitas no Stadia, quando então passaremos a poder usar o serviço em outras plataformas como o PC. Neste caso os jogos rodarão a 1080p e 60 FPS, além de contarem com som apenas estéreo. Desta forma poderemos comprar os jogos que nos interessarem, mas devido a natureza do streaming não precisaremos de uma máquina parruda nem termos que fazer download ou instala atualizações.
E por falar em jogos, o Google confirmou uma lista com mais de 30 títulos para o Stadia, sendo que vários estarão disponíveis já no lançamento do serviço. São eles:
- Assassin’s Creed Odyssey – Ubisoft
- Baldur’s Gate 3 – Larian Studios
- Borderlands 3 – 2K Games
- The Crew 2 – Ubisoft
- Darksiders Genesis – THQ Nordic
- Destiny 2 – Bungie
- Doom – Bethesda
- Doom Eternal – Bethesda
- Dragon Ball Xenoverse 2 – Bandai Namco
- The Elder Scrolls Online – Bethesda
- Farming Simulator 19 – Giants Software
- Final Fantasy 15 – Square Enix
- Football Manager – SEGA
- Get Packed – Coatsink
- GRID – Codemasters
- Gylt – Tequila Works
- Just Dance – Ubisoft
- Metro Exodus – Deep Silver
- Mortal Kombat 11 – Warner Bros. Interactive
- NBA 2K – 2K Games
- Power Rangers: Battle for the Grid – nWay Games
- Rage 2 – Bethesda
- Rise of the Tomb Raider – Square Enix
- Samurai Shodown – SNK
- Shadow of the Tomb Raider – Square Enix
- Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint – Ubisoft
- Tom Clancy’s The Division 2 – Ubisoft
- Tomb Raider Definitive Edition – Square Enix
- Thumper – Drool
- Trials Rising – Ubisoft
- Wolfenstein: Youngblood – Bethesda
Como pode ser visto, há jogos para todos os gostos aí, incluindo alguns FPS e títulos de esporte, gêneros estes que exigem um tempo de resposta bem rápido e que servirá para termos uma real noção do quão viável será esta tentativa do Google de entregar jogos por streaming.
Contudo, eu diria que deste o grande destaque é o Baldur’s Gate 3, jogo que vinha sendo especulado nos últimos dias e que acredito que não poderia estar em melhores mãos. Desenvolvido pela Larian Studios, a mesma responsável pelos dois excelentes Divinity: Original Sin, o novo RPG está sendo criado em cima das regras da quinta edição do Dungeons & Dragons e de acordo com o estúdio, este é o maior projeto em que já estiveram envolvidos.
O pessoal da Larian também afirmou que o jogo não passará por uma campanha de financiamento coletivo e que ainda não existe uma data para ele ser disponibilizado. Mesmo assim eles garantem que, assim como aconteceu com os seus últimos projetos, existe o interesse em contar com o feedback da comunidade para que desta forma o Baldur’s Gate 3 se torne mais parecido com o que gostaríamos de receber.
A má notícia para os jogadores de consoles é que por enquanto o título foi confirmado apenas para PC e para o Stadia. Porém, se considerarmos o passado da Larian Studios, é muito provável que versões apareçam depois pelo menos no Xbox One e no PlayStation 4.
Source link