Depois de um generoso período de testes, é possível dar um veredicto sobre a câmera do Huawei P30 Lite, o irmão menor do P30 Pro, e crianças, acreditem: Ela faz mágica. Não é a Feiticeira Escarlate da câmera do P30 Pro, mas a do Lite é uma bela e competente Hermione.
Primeiro de tudo, esta não é uma resenha geral, o Fogaça vai eventualmente publicar uma resenha completa do P30 Lite, mas se minha opinião interessa, é um excelente celular Android intermediário mais pra top, e sua ficha técnica resumida é:
- SO: Android 9.0
- Dimensões: 152.9 x 72.7 x 7.4 mm
- peso: 159g
- SIM: Dual, com um slot compartilhado com MicroSD de até 1TB
- Memória: 4GB de RAM, 128GB de Flash
- Tela: 6.15 polegadas, 1080 x 2312 pixels
- Bateria: 3340mAh
Câmera:
Aqui a brincadeira começa. Originalmente celulares intermediários pecavam muito nessa área, mas a câmera do huawei P30 Lite não é brinquedo não. Na verdade não são brinquedo, pois são três:
Na versão que a Huawei disponibilizou aqui pro mato, a câmera principal de 48MP foi substituída por uma grande angular de 24MP, pra tirar foto de jacaré e onça deve estar bom. A segunda é uma de 8 megapixels com uma lente ultrawide, e a terceira é uma câmera de 2 megapixels que funciona como sensor de profundidade e é ótima pra fazer Bokeh. A câmera de selfie, por causa do jovem tem resolução de 32 Megapixels.
A câmera conta com estabilização eletrônica de imagem e uma série de recursos, inclusive inteligência artificial para reconhecer a cena sendo fotografada e escolher as melhores configurações e parâmetros para conseguir uma imagem boa.
Nesta imagem aqui (todas as imagens são originais, sem retoques, clique para engrandalhecer) com f.stop 1.8, ISO 50 e exposição de 1/151 s dá pra ver como ela conseguiu manter o tom do prédio, mesmo em um dia nublado.
O mesmo prédio, mas fotografado com a grande angular de 8MP, com o agravante de ser foto noturna:
Aqui um teste do zoom, que é digital mas com 24MP, dá pra brincar:
O modo noturno da câmera do Huawei P30 Lite é SI NIS TRO. Nas duas fotos abaixo, a primeira foi feita com ISO-100, f/1.7 e exposição de 15 segundos:
Já a segunda foto foi com ISO-1600, f/1.8 e exposição de 1/13s. Em ambos os casos o celular estava apoiado, afinal ele é ótimo e mágico mas não faz milagres.
A Grande Angular é excelente se você quer abrir mão de resolução em troca de colocar mais coisas na foto. Abaixo uma foto com a câmera normal de 24MP e outra com a de 8MP, feita quase no mesmo exato momento. O uso é transparente para o usuário, você vai fazendo o gesto de ampliar na tela, quando ele chega abaixo de “1” a outra câmera é escolhida:
A Câmera do Huawei P30 Lite é ótima para extremos closeups, e gera aquele desfocado de fotos “profissionais”, ou Bokeh, que normalmente só é possível usando câmeras de verdade.
A função macro também é deveras poderosa, a não ser que você acha que eu conviva com formigas-gigante.
Mesmo salvando em JPEG (RAW só pra quem comprar o P30 Pro) a câmera do Huawei P30 Lite captura excelentes meios-tons, o desafiador degradê do pôr do sol não é problema para ela.
Fora isso a Câmera do Huawei P30 Lite tem todos os efeitos que viraram padrão, avatar 3D animado, modo-sorriso, captura por áudio, timer, panorama, etc. Não se preocupe, você não vai usar, mas eles estão lá.
Conclusão da Câmera Fotográfica:
Antigamente eu não andava sem uma câmera digital no bolso; hoje tenho duas prosumer na gaveta, e só tiro pra fazer fotos como a da abertura deste texto, e mesmo assim por não ser o Barry Allen, ou eu usaria o P30 Lite para fazer foto dele mesmo. Se com meu humilde A9 eu já não uso mais câmera dedicada para quase nada, o P30 Lite é o prego no caixão das câmeras amadoras.
Todos os controles manuais estão disponíveis, dá pra fazer fotos em HDR, timelapses, pacote completo.
É tão boa quanto a câmera do P30 Pro? Claro que não, mas nenhuma é. O P30 Lite hoje substitui perfeitamente a câmera digital do seu dia-a-dia, sem limitações, mas também sem pretensão de ser um equipamento profissional. Dá pra ser feliz com ele, bastante.
A Câmera do Huawei P30 Lite – Filmagens
Tirar ótimas fotos não é mais o suficiente, um celular moderno precisa fazer boas filmagens também, e aqui o P30 Lite… faz seu feijão com arroz. A falta de um zoom óptico, bem como estabilização de imagem o tornam um pouco limitado, mas estou vendo do ponto de vista do usuário high-end.
Sim, muita coisa é pura decisão comercial. Meu saudoso Lumia 930 filmava em 4K e é um celular de 2014, o P30 Lite ser limitado a Full HD é algo totalmente artificial, mas a realidade é que as pessoas normais não ligam pra 4K, e depois que o vídeo for recodificado recomprimido e retransmitido pelo zapzap e facebook uma dúzia de vezes, vai terminar com resolução de vídeo de Pé Grande, de qualquer jeito…
Mesmo assim a câmera do P30 Lite gosta de luz, e o processador de imagens se ressente. O vídeo abaixo mistura imagens feitas com o dia nublado e ao pôr do sol, condições bem desafiadoras para uma câmera capturando 60 imagens por segundo.
Vai dar pra fazer o próximo Game of Thrones? Provavelmente não, mas se você investir em um gimbal, iluminação e um cinegrafista decente (o gimbal eu já tenho) dá pra brincar, e pras filmagens do dia-a-dia, funciona direitinho, mesmo não impressionando tanto quanto nas fotos.
A Câmera do Huawei P30 Lite também filma em câmera lenta (480fps, 720p), tem recursos de embelezamento (não testei ou iria queimar o processador) e, importante, tem a opção de gravar os arquivos em formato h.265, o que é essencial para quem quer ter a esperança de não lotar seu armazenamento de vídeo.
Conclusão:
A Câmera do Huawei P30 Lite é um fator decisivo se você está procurando um celular que vai atender muito bem por alguns anos e não vai deixar a desejar no dia-a-dia, ela tem versatilidade para atender todas as boba-digo novidades que os jovens adoram, e ao mesmo tempo é simples e eficiente, garantindo que você capture com qualidade suficiente o próximo 11 de Setembro ou a crisma do Cléverson Carlos.
No Brasil o P30 Lite pode ser encontrado até por R$1239,00, em minha opinião um excelente negócio.
Para saber mais, pesquisar especificações, etc, visite o site oficial da Huawei.
Source link