Uma das principais críticas feitas aos jogos de esportes é sobre como eles pouco inovam de uma versão para outra. Pois esta semana os fãs da franquia PES receberam uma notícia que foi um misto de surpresa, empolgação e decepção, já que num primeiro momento, parecia que a versão 2021 do jogo da Konami seria disponibilizada através de uma atualização para a versão lançada no ano passado.
A ideia de não precisarmos pagar um preço cheio, mas ainda assim receber uma nova versão do seu jogo de futebol favorito sempre foi o sonho de muita gente, mas no caso daquele desenvolvido pelos japoneses, o motivo para a mudança estava longe de ser uma maneira de ajudar o consumidor.
De acordo com um comunicado emitido pela Konami, eles já estariam trabalhando em uma versão da série para os consoles da próxima geração, onde a promessa é de conseguirem entregar “modelos de jogadores e animações mais realísticas, física melhorada, visuais fotorrealísticos e muito mais.” A má notícia é que para atingir isso, o PES 2021 teria que ser sacrificado.
“No entanto, a escala de tudo o que pretendemos conseguir atingir neste ambicioso projeto também nos obrigou a desacelerar o trabalho em outras áreas do desenvolvimento,” diz a nota oficial. “Como resultado, decidimos lançar o PES deste ano como uma ‘atualização de temporada’. Tendo dito isso, ainda estamos muito confiantes de que o jogo deste ano terá emoções mais do que suficientes para satisfazer os jogadores até o lançamento do jogo da próxima geração.”
Ou seja, enquanto o desenvolvimento do PES 2022 está focando no PlayStation 5 e Xbox Series X, o termo “atualização de temporada” dava a entender que a próxima edição do simulador de futebol apareceria para os atuais consoles e PC apenas como um DLC. Isso era um forte indicativo de que o PES 2021 traria apenas uniformes e equipes atualizadas, sem mudanças significativas na jogabilidade, mas o que parecia ruim acabou ficando pior.
O problema é que para acabar com qualquer dúvida, a Konami afirmou que o jogo será lançado como uma versão independente e não uma mera expansão. De certa forma isso pode ser bom, já que não forçaria aqueles que não possuem o PES 2020 a comprar o jogo, mas sem que a empresa informe o valor que será cobrado pelo novo jogo, é difícil não temer pelo pior.
Vale ressaltar que, segundo eles, como este ano marca o 25° aniversário da franquia, o PES 2021 será lançado com um preço especial de aniversário. Mesmo assim, como muito provavelmente o jogo só servirá como uma pequena atualização para as equipes, acredito que se eles por vendê-lo por qualquer valor acima da casa dos US$ 30, não tenha dúvida de que a reclamação será bem grande.
Eu entendo a empresa não estar conseguindo lidar com todo o trabalho, mesmo porque eles mudarão da Fox Engine para a Unreal Engine. Porém, será que o melhor não seria pular a edição/atualização prevista para este ano? Pois aparentemente eles preferiram ganhar algum dinheiro, mesmo correndo o risco de ver a imagem da marca ser arranhada.
Enfim, eu espero estar enganado nesta aqui, mas para aqueles que gostam de PES, a temporada que está perto de começar não me parece muito promissora.
Source link