Pesquisadores do Parque Arqueológico de Pompeia, na região sul da Itália, descobriram um novo objeto soterrado durante escavações. Trata-se de uma carruagem, provavelmente utilizada como um veículo de transporte durante cerimônias, que se encontra em um ótimo estado de conservação.
A peça foi descoberta na antiga vila de Civita Giuliana, que fica ao norte dos portões originais de Pompeia. Ela tem quatro rodas e é composta principalmente de ferro, mas possui adornos em bronze e estanho. Resíduos de madeira e até de materiais que compunham cordas da carruagem foram identificados, embora já estejam bastante deteriorados.
A equipe responsável celebrou o feito por vários motivos. Além do ótimo estado de conservação do objeto, descobertas do tipo ajudam a traçar a rotina da região antes do incidente que vitimou a população e a “compreender o mundo antigo”.
Todo cuidado é pouco
A região escavada era de um estábulo — os restos de três cavalos haviam sido encontrados ao redor do mesmo espaço em 2018 e, no mais recente restauro, itens que incluem uma sela de bronze foram descobertos.
A carruagem antes do principal processo de “microescavação”.Fonte: Pompeii Sites
A área foi confirmada como uma estrutura complexa: um pórtico de dois andares com uma área descoberta e um teto de madeira. A preservação em si, especialmente em um estado tão bom, é considerada “um milagre” pelos arqueólogos.
Os primeiros resultados da escavação apareceram no início de janeiro de 2021, com traços de ferro aparecendo entre a rocha. O processo seguinte foi uma “microescavação” bastante lenta, já que ações mais bruscas poderiam danificar estruturas mais preservadas, como é o caso do veículo achado.
O processo de escavação deve ser lento para não desgastar os materiais.Fonte: Pompeii Sites
Os restauradores do parque usaram moldes de gesso para imitar estruturas orgânicas já inexistentes para mais estudos e impedir desabamentos.
O que é a carruagem?
Essa é a primeira vez que um veículo igual a esse é encontrado em Civita Giuliana. Carruagens do tipo são mais comuns em outras regiões, como a Trácia, no norte da Grécia, porém com menos decorações.
Como um dos adornos encontrados retrata uma cena envolvendo sátiros e ninfas relacionadas à Eros, o deus do amor, pesquisadores indicam que o objeto pode ter sido usado durante cerimônias de casamento, mais especificamente para levar a noiva ao futuro marido.
Uma das ilustrações presentes no veículo.Fonte: Pompeii Sites
Pompeia e localidades próximas foram soterradas com a erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C. A estrutura da cidade e boa parte da população não escaparam, ficando debaixo de escombros ou não resistindo às consequências do fenômeno natural, como as altas temperaturas, desabamento de rochas e o despejo de cinzas.
Source link