Um astronauta da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou, na última quinta-feira (27) uma foto do sul de Ilhabela, município litorâneo de São Paulo. O registro foi feito diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por Chris Cassidy, que compartilhou o feito em seu Twitter pessoal.
O estadunidense foi enviado para a ISS em abril, juntamente a dois outros astronautas russos. Eles decolarem a partir da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é de que esta missão dure seis meses.
Com sua publicação, Cassidy atraiu a atenção de internautas brasileiros, sobretudo os moradores de Ilhabela, que também decidiram compartilhar fotos do local — desta vez, com uma perspectiva terrestre. Confira abaixo:
Olá Chris Cassidy, essa foto é do sul da Ilha Bela, São Paulo, perspectiva da Terra. pic.twitter.com/fxPfMQBIl9
— ropessoa (@ropessoa_) August 27, 2020
Vazamento de ar na ISS
Apesar do momento descontraído, o astronauta e os demais tripulantes da Estação Espacial Internacional estão enfrentando alguns desafios. Em um comunicado no último dia 20, a NASA divulgou a ocorrência de um vazamento de ar em algumas cabines da ISS.
Com isso, os tripulantes do segmento estadunidense serão transferidos para o módulo de serviço russo Zvezda, administrado pela Agência Espacial Federal Russa (mais conhecida como Roscosmos).
No comunicado, a NASA esclareceu que o vazamento não ameaça a segurança dos astronautas e que parte do ar das cabines da estação pode vazar ao longo do tempo. Então, para garantir que isso não afete as condições do ambiente, são realizados processos rotineiros de pressurização de tanques de nitrogênio.
Novas investigações
Contudo, em setembro de 2019, foram identificados indícios de um aumento incomum no volume desses vazamentos — que ficaram ainda mais intensos de acordo com os últimos dados recolhidos.
“Todas as escotilhas da estação espacial serão fechadas neste fim de semana para que os controladores da missão possam monitorar cuidadosamente a pressão do ar em cada módulo”, diz a agência. A previsão dos especialistas é que os resultados preliminares sejam divulgados até a próxima sexta-feira (12).
[ad_2]
Source link