A Microsoft liberou novas edições prévias do Windows 11 para membros do programa Windows Insider, mas nem todo mundo ficou feliz com a atualização. Em alguns computadores, as atualizações fizeram a barra de tarefas e o Menu Iniciar do sistema sumirem, tornando o SO praticamente inutilizável.
O erro acontece com a versão 22000.176, disponível para membros do teste beta, e também no Canal Dev, que recebeu a build 22449. A Microsoft já está ciente do problema e compartilhou um comunicado sobre o assunto, além de um tutorial de como resolver o problema no Menu Iniciar e na barra de tarefas.
O problema pode ser corrigido com uma linha de comando no CMDFonte: Windows Central
“Recentemente, os Insiders do Windows nos canais Dev e Beta começaram a relatar que Iniciar e Barra de Tarefas não respondiam e as Configurações e outras áreas do sistema operacional não carregavam”, explica a Microsoft. “Rapidamente descobrimos um problema com uma implantação do lado do servidor que foi enviada para Insiders e cancelou essa implantação”, conclui a companhia.
Como consertar o problema
Para fazer a barra de tarefas e o Menu Iniciar voltarem a funcionar no seu Windows 11, a Microsoft recomenda seguir os passos abaixo:
1 – Utilize CTRL-ALT-DEL e selecione a opção de abrir o Gerenciador de Tarefas;
2 – Escolha “Mais detalhes” na base do gerenciador de tarefas para expandir a janela;
3 – Vá na opção “Arquivo” e escolha “Executar nova tarefa”;
4 – Digite “cmd” no campo Abrir e clique em “Ok“;
5 – Digite ou cole o seguinte comando:
reg delete HKCUSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionIrisService /f && shutdown -r -t 0
6 – Pressione Enter. O computador vai reiniciar e, após o reboot, o sistema deve voltar ao normal.
Source link