O navegador Google Chrome está em constante mudança, com atualizações que adicionam recursos, aprimoram o desempenho e adicionam novas funções.
Algumas dessas novidades podem levar algum tempo para chegar ao computador ou dispositivo móvel do usuário, mas existe um jeito secreto de acelerar esse processo e conferir antecipadamente recursos e ferramentas que ainda estão em fase inicial de implementação.
É a partir das Chrome Flags, um simples comando no navegador que pode ser ativado ou desativado a qualquer momento e garante esses “superpoderes” ao usuário.
Conhecendo as Chrome Flags
O Flags é um espaço especial voltado para desenvolvedores que traz uma lista de recursos que ainda não estão liberados ao público, seja porque estão ainda em desenvolvimento ou em fase de testes.
A partir da lista de funções, você pode escolher livremente entre as que você deseja ativar para ter acesso prévio. Elas podem modificar o funcionamento da navegação em geral ou de pontos específicos, como leitura de conteúdos, acesso ao histórico e processamento de determinadas linguagens.
O experimento nasceu em 2010, quando o app da Google tinha somente dois anos de vida. Na época, somente algumas APIs de extensões eram liberadas para que o público fizesse alguns testes pela plataforma do Chromium, o motor de código aberto em que o Chrome e outros navegadores são baseados. Um tempo depois, elas também foram incorporadas ao programa estável, acessados por um simples comando.
O Chromium.Fonte: Wikimedia Commons
Esse ambiente experimental é acessível a todo e qualquer usuário, mas o seu uso deve ser feito com moderação. Afinal, nem todas as novidades no espaço Chrome Flags estão estáveis ou funcionando corretamente, sendo que algumas podem até dificultar ou piorar a sua navegação.
Por isso, a recomendação é que você ative apenas algumas funções por vez, sempre lendo bem a descrição de cada uma para saber exatamente qual o seu impacto na performance do programa. A tela inicial até exibe um aviso a respeito desses riscos, que na pior das hipóteses podem comprometer segurança ou armazenamento de dados.
Ganhando acesso
Para acessar a lista, digite na sua barra de navegação o seguinte endereço (sem as aspas): “chrome://flags/”. As fotos desta matéria mostram o procedimento no PC, mas você pode seguir os mesmos passos no celular Android.
Digite o endereço na barra do navegador.Fonte: TecMundo
Automaticamente, você será direcionado para uma aba chamada “Experiments”, que é a tela principal do Chrome Flags. Lá, você terá acesso à lista com todos os recursos disponíveis, contendo uma breve descrição de cada um. Leia com atenção cada um deles para saber exatamente o efeito gerado.
A página principal.Fonte: TecMundo
Escolheu a função que deseja habilitar? Então clique no botão que fica à direita do item para abrir um menu. Lá, você deve escolher se quer deixar o recurso habilitado (“Enabled”) ou desligado (“Disabled”). Em “Default”, a novidade fica desligada até que ela seja incorporada à versão estável do navegador, sem alterações.
Note como cada uma possui um código que começa com uma hastag (#). Ele pode ser colado na barra de navegação ao lado do comando “chrome://flags/” para habilitar automaticamente uma função. No caso do “Modo Leitura” experimental do navegador para melhor consumir textos online, basta digitar “chrome://flags/#enable-reader-mode” (sem as aspas), por exemplo.
O menu de contexto para ligar ou desligar uma função.Fonte: TecMundo
Depois de mexer em algum recurso, você deve reiniciar o navegador para que as alterações surtam efeito — basta fechar e abrir o programa novamente. Se você quer resetar as Chrome Flags ao estado original, basta pressionar o botão “Reset all”.
Source link