Como a pandemia da covid-19 afetou o mundo dos jogos

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A pandemia da covid-19 e as medidas de distanciamento social fizeram com que muitas pessoas passassem mais tempo dentro de casa e, consequentemente, jogando videogame.

Além do aumento na atividade, o coronavírus impactou o mercado de jogos de outras maneiras. Saiba mais agora:

Jogar se tornou uma atividade incentivada pela OMS

Fonte: Pixabay/DivulgaçãoFonte: Pixabay/DivulgaçãoFonte:  Pixabay/Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que jogar online é uma forma saudável de se manter conectado com outras pessoas durante a pandemia.

A organização chegou a criar uma campanha #PlayApartTogether (em tradução livre, #JogueSeparadoJunto) para promover o distanciamento social. Mais de 50 empresas de jogos se juntaram à causa, oferecendo descontos e games gratuitos durante os finais de semana.

Essa atitude da OMS pegou bastante gente de surpresa, já que não faz muito tempo que a organização classificou o vício em videogame como uma doença mental.

Eventos de jogos foram cancelados

Dania Maxwell/Los Angeles TimesDania Maxwell/Los Angeles TimesFonte:  Dania Maxwell/Los Angeles Times 

Assim como aconteceu com os esportes e o cinema, os eventos de jogos também foram afetados pela covid-19. Muitos torneios e convenções foram adiados ou cancelados, o que causou demissão de muitos jornalistas especializados e criadores de conteúdo.

O E3, um dos maiores eventos da área, foi cancelado em 2020 e está oferecendo uma alternativa online e gratuita para 2021. A feira de desenvolvedores, GDC, também seguirá o mesmo caminho.

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Pessoas estão comprando mais jogos

Fonte: Nintendo Switch/DivulgaçãoFonte: Nintendo Switch/DivulgaçãoFonte:  Nintendo Switch/Divulgação 

As vendas de games dispararam durante a quarentena. As empresas de jogos viram o seu faturamento aumentar em 2020 e 2021 está seguindo o mesmo caminho. Entre os principais lançamentos do último ano, estão Animal Crossing: New HorizonsFall Guys e Among Us.

A Nintendo, em particular, está tendo lucros crescentes. A organização vendeu mais de 28 milhões de unidades de Nintendo Switch na pandemia.

Outro sucesso notável do período foi o lançamento da expansão do World of Warcraft, Shadowlands. O game vendeu 3,7 milhões de cópias no dia da estreia, batendo o recorde de maior número de vendas de jogo para computador em um único dia.

Hardware e outros dispositivos estão em falta

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Com mais gente jogando, a demanda por hardware e outros dispositivos aumentou drasticamente. Isso faz com que seja mais difícil encontrar os produtos nas lojas e quando se acha, os preços estão mais altos.

Consoles da nova geração, como PS5 e Xbox Series X também estão com disponibilidade limitada.

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Todas as noites são noite de jogos

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Antes da pandemia, plataformas de jogos, como a Steam, tinham o seu pico de atividade durante os fins de semana. Com as medidas de restrições e as pessoas em casa durante a quarentena, esses picos se tornaram praticamente inexistentes e viraram um platô.

Ou seja, a mesma quantidade de jogadores se conecta todos os dias. Em outras palavras, cada vez mais a atividade se tornou parte da rotina diária e não apenas um momento de descanso durante a folga semanal.

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