fbpx

Como conseguir conexão wireless para toda a casa?

Ter sinal Wi-Fi em toda a casa pode parecer uma tarefa difícil. Com cada vez mais dispositivos conectadoa à Internet , manter uma rede wireless de qualidade é essencial. Com a ajuda de especialistas, o TechTudo preparou algumas dicas de fácil implementação para evitar os chamados apagões em determinadas áreas da casa. Veja como ampliar o sinal de forma simples e barata. Qual é o roteador Wi-Fi ideal para sua casa? Veja dicas e descubra Confira os equipamentos necessários para ter internet na casa inteira (Foto: TechTudo/pond5) Roteador Principal equipamento da rede interna, o roteador Wi-Fi é responsável por propagar o sinal wireless. Há no mercado uma infinidade de marcas e modelos, mas, se o objetivo for o máximo de cobertura na casa, alguns pontos têm que ser levados em consideração na hora da compra. Um deles é a potência em mW. Para ampliar a cobertura do sinal, a melhor opção é escolher aparelhos com mais de 200mW. Roteadores padrões possuem apenas 100mW. Quanto maior essa medição, maior será o alcance da rede. Porém, essa informação quase nunca está exposta na caixa do aparelho e muitas vezes será necessário pesquisar no site do fabricante. Roteador deve ser colocado (Foto: Divulgação/TP Link) Também é preciso estar atento à frequência de trabalho do aparelho. Para quem mora em casas que não têm muitas redes wireless por perto, a melhor opção são roteadores que operam em 2.4 GHZ, pois ela garante melhor propagação e alcance. Já os que residem em prédios, onde a incidência de redes Wi-Fi é maior, é aconselhável a escolha de roteadores que operam em 5GHz ou até mesmo os Dual Band, em 2.4GHz quanto em 5GHz, para não sofrer com interferência. Localização O Wi-Fi é bastante vulnerável a interferências físicas, como paredes grossas e outros obstáculos. Por isso, a localização do aparelho é fator fundamental para uma boa cobertura. O melhor lugar para posicionar o roteador é no ponto central da casa, como um corredor que dá acesso aos cômodos. É aconselhável evitar locais próximos a paredes com passagens de cano e estantes com aquário. Vale lembrar que colocar o roteador em um ponto alto também aumenta a propagação do sinal. Repetidor Repetidor WA850RE, da TP-Link, tem medidor de sinal e funciona como ponto de acesso (Foto: Divulgação/TP-Link) A forma mais prática para ampliar a cobertura Wi-Fi é utilizar os
repetidores de sinal. Com preço acessível – custando em torno de R$ 100 –
e de fácil instalação, os pequenos aparelhos podem disponibilizar rede nos pontos cegos, onde o roteador não consegue alcançar. saiba mais Como transformar um PC em roteador Wi-Fi? Como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador da sua casa Lista reúne cinco roteadores Wi-Fi por até R$ 200 para usar em casa Uma dica importante para a instalação dos repetidores é não colocá-los onde já não possui o sinal. Alguns modelos vêm com um LED indicando a qualidade do sinal para uma melhor eficiência do aparelho. Se a casa for muito grande pode instalar mais de um repetidor maximizando a cobertura.

Qual é o melhor canal de Roteador Wireless?

Opine no Fórum do TechTudo. Alguns repetidores servem também de ponto de acesso. Essa é uma boa função para quem possui um video-game ou uma TV com entrada de rede e quer conectá-los à Internet utilizando cabo. *Colaboraram Carlos Pereira, da Intelbras, e  Arthur Alves, da TP-Link .

Comentários no Facebook

×

Powered by WhatsApp Chat

× Consulte-nos!