Gamers de PC há tempos já tem se deparado com uma biblioteca de jogos fragmentada em várias plataformas há alguns anos. Ter várias listas de amigos paralelas, senhas e overlays diferentes são um dos problemas enfrentados pela comunidade que, após as polêmicas envolvendo a Epic Games, aumentou o tom de suas críticas. Atentos a esta demanda, o pessoal do GOG prometeu solucionar esse problema com o novo GOG Galaxy 2.0.
Subsidiária da famosa CD Projekt, a GOG quer solucionar os problemas reunindo Steam, Uplay, Origin, Epic Games, Windows Store e Battle.net em uma só plataforma, com direito a chats integrados e biblioteca de games sincronizada — incluindo títulos para PS4 e Xbox One. O GOG Galaxy 2.0 promete somar estatísticas de perfis, como horas de jogo, rankings, conquistas da Steam e Xbox Live e sincronizar saves de qualquer jogo na nuvem, além de trazer uma interface personalizada e código open source.
(Fonte: GameSpot/Reprodução)
Foco em utilidade e privacidade
O site de divulgação destaca a segurança da plataforma, assegurando que os dados não serão acessados pela equipe ou vendidos para terceiros; afirma também que todos os dados — incluindo cadastros — podem ser apagados dos servidores GOG com bastante praticidade.
O diretor geral da GOG, Piotr Karwowski, em entrevista para a GameSpot no YouTube, frisa que a conexão entre plataformas será tão simples quanto um login padrão e bem mais eficiente, sincronizando lista de amigos e games de uma só vez.
No mesmo diálogo, o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios Oleg Klapovsky argumenta sobre a fragmentação. “Isso pode ser compreendido como mudança no modelo de negócios. Antes, todos [publishers] estavam preocupados com as vendas; mas entenderam que não se resume à isso, trata-se também da sua conexão com o consumidor sem um mediador. Por essa perspectiva podemos entender porque existem tantas plataformas”, afirmou o executivo.
Com isso em mente, ele explica a criação da GOG Galaxy 2.0. “Por que o usuário precisa usar essa plataforma?”, questiona Klapovsky. “Infelizmente esse questionamento tem sido ignorado; a postura agora é ‘nós temos exclusivos, você tem que usar nosso launcher’ e ponto final.”; “E isso nos deu a ideia de criar o novo GOG Galaxy”, completa.
(Fonte: GameSpot/Reprodução)
A plataforma está disponível em beta fechado, mas é possível se candidatar e receber um dos convites que estão sendo distribuindo por ordem de inscrição. Não há informações sobre o lançamento final.
Source link