Google criou protótipo de comunicador de Star Trek para buscas por voz

[ad_1]

Não é novidade que o Google adora criar e matar produtos e serviços, vide seu cemitério, que já está bem abarrotado. Só que ele não abriga covas apenas de produtos lançados no mercado, mas também projetos e ideias que nunca vingaram ou foram introduzidas, como o Project Ara.

Agora foi descoberto mais um projeto cancelado ainda na fase de design: um dispositivo para consultas de voz, semelhante ao Google Home e derivados, mas na forma de um acessório vestível como um distintivo de lapela, ou para os trekkers, um fac-simile do comunicador de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

CBS / Paramount / Deanna Troi (Marina Sirtis) em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração / Google

Deanna Troi, porque sim. Quem você esperava, Jean-Luc Picard?

Segundo reportagem da TIME, a ideia para o acessório foi uma ideia de Amit Singhal, ex-SVP do Google e líder do departamento responsável pelo Google Search, a galinha dos ovos de ouro da empresa, entre 2000 e 2016.

Além de extremamente dedicado ao algoritmo o executivo é um trekker de carteirinha, tanto que o nome interno do projeto que conhecemos como Google Voice Search é “Project Majel”, em homenagem à atriz Majel Barret-Roddenberry (1932-2008).

A referência não foi aleatória: além de interpretar a Número 1 em The Cage, o primeiro e rejeitado piloto de Star Trek, e posteriormente a enfermeira Christine Chapel na TOS e Lwaxana Troi em TNG, é dela a voz do computador de bordo de quase todas as naves e estações espaciais da franquia, desde a série clássica até Enterprise.

Mas voltemos ao Google. Na entrevista concedida à TIME, Singhal disse em entrevista à TIME criar um dispositivo similar ao comunicador d’A Nova Geração, um distintivo inteligente capaz de responder perguntas usando o motor de busca da empresa.

O pequeno gadget, que chegou a ser construído se conectava a um celular (Android, claro) via Bluetooth, de modo a ter acesso à internet e retornar os resultados solicitados pelo usuário, através de um alto falante embutido, além do óbvio microfone; para aciona-lo bastava obviamente toca-lo, como na série.

O pequeno comunicador que aparece na única foto em que foi capturado não é mais do que um círculo preso à roupa, já que ainda estava nos estágios iniciais de prototipagem, e muito provavelmente se apresentaria como um produto melhor acabado caso avançasse para os demais estágios, o que não aconteceu.

Google / Amit Singhal e protótipo

Amit Singhal demonstra o protótipo (Créditos: Google)

Singhal não deu informações sobre por que a ideia não foi para a frente, mas é possível que o Google tenha considerado o gadget redundante, já que basta puxar o celular do bolso e fazer exatamente a mesma coisa; por mais prático que fosse (além de ser um acessório legal), seria mais um dispositivo para carregar na tomada.

Hoje, fones de ouvido Bluetooth são capazes de oferecer a mesma funcionalidade do hardware abandonado pelo Google, mantendo uma certa privacidade e contando com o recurso que o protótipo não tinha, e que era a principal função do comunicador de Star Trek: abrir um canal de voz entre duas ou mais pessoas.

Com informações: TIME

[ad_2]
Source link

× Consulte-nos!