Uma semana após liberar o Google Chrome 91, o Google começou a distribuir nessa terça-feira (1º) o Chrome OS 91, atualização de seu sistema operacional. Dentre as novidades que o lançamento traz estão recursos de conectividade – como o “AirDrop” para Chromebooks –, de gerenciamento de arquivos, personalizações inéditas e melhorias diversas.
Primeiramente, com o desembarque do Nearby Share, é possível enviar a outros dispositivos Chrome OS e Android imagens, textos e URLs, assim como arquivos por Bluetooth, Bluetooth Low Energy (BLE), WebRTC ou Wi-Fi (neste caso, ambos devem estar na mesma rede).
Nearby Share é uma das novidades do Chrome OS 91.Fonte: Reprodução/Google
Além disso, o Nearby Share permite alterar o nome do dispositivo em que o SO está instalado, controlar o uso de dados e os contatos e, também, definir a disponibilidade do usuário, exibida a terceiros (oculta, para alguns ou para todos). Para encontrar os “destinatários”, basta ativar a ferramenta por cinco minutos.
Nearby Visibilty possibilita conexões a dispositivos.Fonte: Reprodução/Google
Falando de arquivos, quando selecionados no app dedicado a eles, aparece, agora, o botão “Disponível off-line”, facilitando o salvamento. No final deste mês, promete o Google, haverá uma pasta do tipo fixada na barra lateral.
Botão facilita salvamento de arquivos.Fonte: Reprodução/Google
Inclusive, na versão empresarial, administradores podem se conectar a VPNs (com suporte para OpenVPN e L2TP / IPsec) a partir da tela de login. Mudanças visuais, por sua vez, não ficaram de fora do Chrome OS 91.
Notificações e papéis de parede
Semelhantemente ao apresentado no Android, o sistema operacional recebeu notificações circulares sobre os ícones de aplicativos na grade de início – ativadas ou desativadas na seção de configurações rápidas.
Notificações semelhantes às do Android podem ser desativadas.Fonte: Reprodução/Google
Por fim, novos papéis de parede, produzidos pelo ilustrador Leo Natsume, trazem opções de “cenas brilhantes e alegres”, ideais tanto para crianças quanto para adultos, destaca o Google. É só procurar pela coleção Imaginary.
Coleção Imaginary traz papéis de parede inéditos.Fonte: Reprodução/Google
Source link