A Google oficializou nesta quinta-feira (22) o nome da próxima versão do sistema operacional Android, além de confirmar novidades na identidade visual da plataforma. A versão, que antes era chamada extraoficialmente de Android Q, foi batizada como Android 10. Ela sucede a Android Pie (9.0), atualmente saindo já de fábrica em dispositivos lançados no mercado.
Essa decisão significa a quebra de uma tradição: desde o lançamento do Android 1.5 (Cupcake), a empresa batizada as atualizações com o nome de alguma sobremesa — veja a evolução completa aqui.
Era mesmo difícil escolher algum alimento que começasse com a letra “Q”, mas a Google tem outros motivos para adotar o numeral. Afinal, essa é uma edição comemorativa do sistema, e marca também a adoção de outras novidades e uma nova fase do ecossistema da marca.
Tudo novo
Segundo a Google, os nomes de sobremesas também causavam confusão entre alguns usuários, já que não há um indicativo de evolução entre eles, então ela decidiu adotar algo mais sóbrio. E simplificar é a palavra-chave aqui: até mesmo a logo foi reformulada, ganhando um aspecto mais minimalista e uma fonte moderna, sem deixar o famoso robozinho de lado.
A cor do texto passou a ser preta e toda a imagem fortalece o contraste entre tons, facilitando a leitura e identificação da marca até de longe ou por pessoas com dificuldades na visão.
O Android 10 deve aparecer primeiro nos dispositivos da família Pixel e em smartphones que fazem parte do programa Android One. Entre as novidades, há novos controles de gestos, aprimoramentos no Bem-Estar Digital, o modo noturno e o redesign de vários aspectos da interface. Nessa lista, você confere algumas das adições anunciadas no Google I/O 2019.
Source link