O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan critica o Twitter como parte de um complô para manchar sua imagem e retratar a Turquia que ele governa como corrupta. Mas cada vez mais turcos estão explorando maneiras sempre mais inovadoras de contornar sua proibição ao serviço, o que resulta em uma batalha de esperteza tecnológica.
Na semana passada, poucos turcos estavam familiarizados com expressões como VPN ou DNS, mas tudo isso mudou, agora, diante da proibição. Em um gesto que relembra formas mais antigas de protesto político, métodos para contornar a proibição ao Twitter estão sendo pichados nos muros das grandes cidades da Turquia.
Cartuns de Erdogan apontando uma espingarda contra um passarinho azul, o logotipo do site de redes sociais, estão circulando amplamente. Até mesmo aliados do primeiro-ministro fizeram raras demonstrações de insubordinação: Melih Gokcek, prefeito de Ancara, postou um smiley no Twitter e admitiu ter usado um truque tecnológico para isso, depois que Erdogan ordenou o bloqueio do site.
Leia mais (03/25/2014 – 14h20)