Depois da Claro e da Vivo, chegou a vez de a TIM oferecer suporte ao eSIM, especificamente para os iPhones XS, XS Max e XR. Pra quem não sabe o que é isso, o eSim (embedded SIM) é como um chip virtual. No Brasil, é comum celulares terem espaço para dois chips (ou seja, duas linhas), mas usuários do celular da Apple ficavam sempre na vontade.
Através do eSIM, os aparelhos podem ter duas linhas. É possível ainda ativar o chip virtual para uma viagem ao exterior: existem apps que permitem tanto a contratação como a ativação de linhas telefônicas através dessa tecnologia – e, melhor, sem sair de casa. Bons exemplos são o GigSky e o Truphone.
Usar o chip digital tem uma grande vantagem em relação ao físico: ele vem embutido na placa-mãe, o que facilita a portabilidade. Além disso, ajuda as fabricantes a liberar espaço dentro dos dispositivos, o que permite oferecer baterias e processadores mais avançados.
O eSIM vem embutido na placa-mãe dos aparelhos da Apple. (Fonte: iClub/Reprodução)
Em termos de segurança, o eSIM traz uma chave exclusiva que, a cada vez que a substituição de perfil é solicitada, faz a verificação em um servidor. Isso evita principalmente a revenda de aparelhos roubados.
Ativação do chip tem que ser presencial
A habilitação da linha tem que ser feita em uma loja da TIM, através da leitura de um QR Code, permitindo a ativação do plano desejado no aparelho. Clientes dos segmentos pós-pago e Controle usuários dos iPhones XS, XS Max e XR já podem começar a usar o eSIM. A operadora promete expandir a lista de celulares habilidatos.
Para conferir a lista de lojas onde é possível habilitar o eSIM do seu celular, acesse o site da operadora.
Source link