O acesso à rede está se tornando uma necessidade básica. A tecnologia que hoje está em computadores e dispositivos móveis logo estará em casas, escritórios e automóveis, modificando rapidamente a economia e cadeia de produção. Quem estiver fora delas terá dificuldade até em se candidatar a um emprego.
Para tirar verdadeiro proveito das novas técnicas é preciso saber desmontá-las e manipulá-las, não adianta simplesmente consumi-las passivamente, sem se questionar como funcionam. Seu avô tinha medo que dessem choque. Seu pai, que dessem pau e perdessem o que não tinha sido salvo. Seu irmão não confia na nuvem. Cada nova tecnologia é uma ferramenta que tememos antes de aprender a manipular. A única saída para vencer esse medo, sabem muito bem as crianças, é brincar com elas, mesmo correndo o eventual risco de quebrá-las.
A crescente complexidade das máquinas leva a uma nova divisão de classes baseada em conhecimento, separando especialistas de seu público ignorante que, por mais que tenha a ilusão de ter disponível o acesso a qualquer informação, sabe cada vez menos como fazê-lo.
Leia mais (08/04/2014 – 02h00)