Usuários do Windows 10 com dois ou mais monitores conectados podem se deparar com um erro que agrupa em uma só tela todos os programas abertos, caso o dispositivo entre no modo de hibernação. Para quem sofre com este bug, a boa notícia é que a Microsoft lançou uma correção nessa quinta-feira (29), dentro do programa Windows Insider.
Segundo a gerente de programa da empresa Michelle Xiong, o problema está relacionado ao recurso “Detecção Rápida de Hot Plug” (ou Rapid HPD, em inglês). “Esse comportamento afeta as configurações de vários monitores DisplayPort, o que resulta em reorganizações indesejadas da área de trabalho”, explicou a especialista.
Esta função serve para remanejar apps quando um dos monitores é desconectado, evitando que os programas abertos nele sejam perdidos. Porém, ela pode ser acionada por engano quando o dispositivo retorna da hibernação, sinalizando que a tela externa teria sido desconectada.
O bug ocorre quando o computador fica inativo.Fonte: Pixabay
A partir daí, os programas que estavam abertos e de maneira organizada em cada monitor passam a ser todos exibidos no display principal, podendo ainda aparecer em um local diferente em outra das telas. Fazer a reorganização manual dos apps pode dar muito trabalho, atrapalhando a sua produtividade. E é isso que a correção pretende evitar.
Outra forma de corrigir a falha
A atualização que elimina o bug está disponível primeiro na versão do sistema operacional da gigante de Redmond para desenvolvedores, a partir da build 21287.
Conforme a companhia, a correção só deve chegar a todos os usuários junto com a grande atualização do Windows 10 prevista para ser liberada até o final deste ano, trazendo diversas outras melhorias.
Até lá, a melhor alternativa para quem não faz parte do programa Windows Insider é modificar o tipo de conexão ao trabalhar com um ou mais monitores externos, dando preferência ao uso de cabos HDMI em vez de optar pelo padrão DisplayPort.
Source link