O Twitter está investindo pesado contra qualquer tipo de abuso em posts no microblog, promovidos pelos famosos trolls. Apenas alguns meses depois de introduzir ferramentas contra assédio, a rede social está expandindo o recurso a tuítes com conteúdo considerado ofensivo no microblog. Twitter lança plug-in oficial para WordPress Twitter continua luta contra abuso no serviço promovidos por trolls no microblog (Foto: Divulgação/Twitter) saiba mais Twitter lança TweetDeck Teams; saiba ativar e evite compartilhar senhas Twitter cria mensagens diretas para grupos e captura de vídeo no app Facebook agora permite criar sua própria definição de gênero em perfis A fórmula que o Twitter encontrou para combater usuários abusivos foi facilitar o processo de denúncia através de um formulário fácil de ser preenchido e permitir que qualquer usuário fazer denúncias. Antigamente, isso só era permitido para as vítimas. Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. O que é considerado abuso? Para o microblog, mensagens que revelem informações pessoais de usuários, ou contenham falsa identidade, são consideradas abusivas. O formulário de denúncia do site deve ser atualizado nos próximos dias para permitir que os tuítes contendo estes conteúdos sejam denunciados. Segundo o Twitter, estas ações foram eficazes no combate ao assédio, diminuindo o número de casos. Isto foi possível por que a equipe responsável por cuidar das denúncias triplicou, o que tornou o número de casos analisados cinco vezes maior. Além disso, o microblog também estuda formas de impedir que usuários banidos voltem a agir criando contas novas. O site não é claro sobre quais passos serão tomados, mas uma das ideias cogitadas é obrigar o usuário a fornecer um número de telefone válido no momento de registro – o que desencorajaria o comportamento abusivo. Limites de conteúdo e uso do Twitter Há algumas limitações quanto ao
tipo de conteúdo que pode ser publicado com o Twitter. Tais limitações
cumprem requisitos legais para fazer do microblog “uma experiência melhor para
todos”. Twitter cria pequeno formulário para reportar abusos no microblog (Foto: Reprodução/Twitter) Veja as regras atuais: Falsa identidade :
você não pode assumir a identidade de outros usuários por meio do
serviço do Twitter com a intenção de iludir, confundir ou enganar. Marca registrada:
reservamos-nos o direito de reivindicar nomes de usuário em nome de
empresas ou indivíduos que possuam direito legal ou marca registrada em
relação a esses nomes de usuário. As contas que usarem nomes de empresas
e/ou logomarcas para iludir outros poderão ser permanentemente
suspensas. Informações privadas:
você não pode publicar nem postar informações privadas ou confidenciais
de outras pessoas, como números de cartões de crédito, endereços
residenciais ou números de CPF/RG sem a autorização e a permissão
expressa da pessoa. Ameaças violentas: você não pode publicar nem postar ameaças violentas diretas e específicas a outras pessoas. Avisos de direitos autorais:
reclamações relativas a violação de direitos autorais alegados devem
ser claras e completas. Nossos procedimentos sobre direitos autorais
estão apresentados nos Termos de Serviço. Uso ilegal: você não pode usar nosso serviço para
qualquer fim ilegal ou como auxílio de atividades ilegais. Os usuários
internacionais concordam em cumprir com todas as leis nacionais
relacionadas à conduta on-line e ao conteúdo aceitável. Via Twitter e Washington Post