Análise: web é espaço para buscar punição ou perdão anonimamente

Ao falar de internet, considerar o anonimato propiciado por ela é quase inevitável. A possibilidade de dizer algo sem se expor fascina, criando novas possibilidades para o ser existir, uma vez que falar ou escrever –mesmo virtualmente– dá forma e traz maior sensação de realidade a algo que se sente ou vive.
É como diz o ditado: "Nada é verdade antes de ser dito em voz alta". Escrever anonimamente para estranhos em redes sociais pode exercer certas funções: desabafar o segredo de uma vida, compartilhar dúvidas, buscar apoios. Assim, aquele que escreve está, de alguma forma, buscando alívio para algo que o perturba, além de poder experimentar modos de ser diferentes do seu habitual.
Vista assim, a web pode tornar-se um espaço propício às confissões, em que o principal juiz é o próprio sujeito, ao perceber as reações do seu entorno sócio-virtual. Um espaço onde o indivíduo pode se confessar, como antes faria na igreja –sem mostrar seu rosto–, mas dividindo o peso dos seus atos e obtendo retornos que o apaziguem.
Leia mais (04/07/2014 – 03h03)

× Consulte-nos!