fbpx

‘Big data’ ajuda a compreender o mundo em que vivemos, diz pesquisador

A aventura de criar uma superlente digital capaz de bisbilhotar a produção intelectual dos últimos dois séculos. Essa é a história contada em "Uncharted: Big Data as a Lens on Human Culture" ("Não Mapeado: Big Data Como uma Lente Sobre a Cultura Humana"), escrito pela dupla de cientistas Erez Aiden e Jean-Baptiste Michel.
Ambos são pesquisadores com interesses em múltiplas áreas. Aiden tem doutorados em matemática e engenharia biomédica, além de mestrado em história. Michel abandonou a academia e comanda sua própria empresa, que constrói aplicações com grandes quantidades de dados –tem mestrado em matemática e doutorado em biologia de sistemas.
Os dois se conheceram em Harvard e descobriram o interesse comum de trabalhar com "big data". O objeto do estudo foi o Google Books, "uma biblioteca digital cujo objetivo era abranger todos os livros escritos". Resultado: o Ngram Viewer, apresentado em dezembro de 2010, buscador capaz de determinar a incidência de um termo e comparar seus registros em milhões de livros.
Leia mais (04/07/2014 – 03h20)

Comentários no Facebook

× Consulte-nos!