A Apple pode ter sido afetada pela pandemia da COVID-19 como todo mundo, mas ela também está aproveitando a situação para proveito próprio: com as pessoas ficando em casa, mais e mais pessoas recorrem ao streaming em busca de entretenimento, assim, a maçã vem buscando meios de incrementar o portfólio do Apple TV+, que já conta com mais de 10 milhões de assinantes.
A mais recente investida resultou na aquisição de direitos exclusivos de exibição de Greyhound, o filme estrelado por Tom Hanks (que também assina o roteiro) sobre um dos trabalhos mais arriscados da Segunda Guerra Mundial, que não mais irá para os cinemas.
O filme, baseado no romance de 1995 The Good Sheperd de C. S. Forester, narra a situação desesperadora dos comboios dos navios mercantes, que levavam suprimentos da América para a Europa, tendo que lidar com as matilhas dos U-Boats nazistas, que massacravam os navios sem piedade.
Greyhound é uma produção da Columbia Pictures, ou seja, pertence ao portfólio da Sony Pictures, e teve uma vida conturbada. Originalmente agendado para estrear nos cinemas em março de 2019, foi adiado para maio de 2020, e novamente postergado para 12 de junho.
Quando a pandemia da COVID-19 se intensificou, a Sony adiou a estreia de Greyhound por tempo indeterminado, o que poderia significar que talvez a obra não desse as caras na tela grande ainda em 2020, e como dinheiro parado não é legal, outras alternativas passaram a ser consideradas.
Do lado de Cupertino, atualmente o Apple TV+ possui um número muito pequeno de assinantes, ainda mais quando comparado com os da Disney+, que foi lançado na mesma época. Os motivos são simples: seu catálogo é pequeno demais para justificar a mensalidade, mesmo ela sendo bem menor que os de seus concorrentes.
Tendo em vista que o percentual de uso aumentaria com a pandemia (a Apple não revela dados de audiência, como de praxe), a maçã começou a injetar mais dinheiro de modo a comprar filmes e séries de produtoras externas, para “fazer a Netflix” e focar também em reexibições de produções renomadas.
Ter um nome como Tom Hanks em seu catálogo é algo atrativo demais, e assim, a Apple fechou com a Sony um acordo de exclusividade, onde a estreia de Greyhound se dará no Apple TV+ e não mais nos cinemas.
O preço fixado? US$ 70 milhões, uma quantia considerável para a Sony, e embora seja a maior aquisição da Apple para seu serviço de streaming até o momento, tal montante ainda é troco de pinga para Cupertino.
Apple e Sony não revelaram quando Greyhound estreará no Apple TV+, mas segundo o site Deadline, o acordo vale para todos os mais de 100 países em que o serviço de streaming está disponível, Brasil incluso.
Da mesma forma, não há informações se a exclusividade da Apple é permanente, ou se o filme será lançado posteriormente nos cinemas e Home Video.
Source link