A exposição de informações privadas sem autorização ou difusão de calúnias em redes sociais, em especial as que permitem que o autor fique anônimo, como o Secret, pode causar danos irreversíveis e até levar a vítima ao suicídio, segundo o psicanalista e professor universitário Eliseu Neto.
"As redes sociais são cruéis, e, com a capa do anonimato, as pessoas podem ser ainda mais cruéis", diz ele, que é coordenador de um grupo de combate à homofobia. "A exposição da intimidade pode ter consequências muito sérias, problemas com a família. Uma pessoa pode cometer suicídio se for exposta, e jovens gays têm sete vezes mais propensão a se suicidar que um hétero", diz.
"Estava lendo na internet o que haviam postado no Secret e me perguntei: isso é um aplicativo para as pessoas se atacarem?", conta o psicanalista, que escreveu um texto sobre o que chama de desvirtuação destruidora do Secret, que foi inicialmente projetado para fins positivos. "Só depois que vi que era um espaço pensado para as pessoas se abrirem, desabafarem e procurar apoio nos comentários."
Leia mais (08/08/2014 – 12h58)