Nas últimas semanas, o Secret deu o que falar. Trata-se do aplicativo que permite revelar "segredos" para amigos e conexões nas redes sociais, mas de forma anônima. Dá para falar o que está na cabeça sem ninguém saber ao certo quem está falando. A única informação é se o autor é amigo, amigo de amigo ou se é alguém com quem não temos relação direta.
O aplicativo está causando. Nos EUA, já vinha sendo usado para soltar fofocas barra-pesada sobre colegas de trabalho e até para vazar segredos industriais. No Brasil, os problemas estão só começando. Uma saraivada de questões sociais e jurídicas já aparece no horizonte. Pessoas ofendidas no aplicativo ameaçaram pedir na Justiça que ele seja retirado do ar (o que legalmente não deve acontecer).
Para quem já entrou na brincadeira, vale lembrar que o anonimato é aparente. Pela Lei, o Secret é obrigado a manter os registros dos usuários por no mínimo seis meses. Ou seja, quem é ofendido com conteúdo ilícito pode pedir na Justiça a informação sobre quem é o autor do post.
Leia mais (08/19/2014 – 02h00)